Quando os bancos centrais dos EUA e Europa iniciam os cortes de juros? Análise do Citi: Perspectivas

广告位火热招租中

Os economistas do Citi projetam que os principais bancos centrais dos países desenvolvidos devem iniciar seu ciclo de afrouxamento monetário em junho, devido à elevada inflação de serviços e volatilidade nos dados. O Federal Reserve (Fed), Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (Boe) são esperados para realizar o primeiro corte nesse mês, porém, há riscos a serem considerados.

Os riscos para os bancos centrais

Segundo o estudo, os riscos para os bancos centrais estão bifurcados, com a inflação podendo se mostrar mais resiliente do que o esperado e a possibilidade de manter os juros elevados demais por muito tempo. Calibrar esses riscos é ainda mais complicado devido à volatilidade nos dados e ajustes sazonais.

A flexibilização da política monetária

O estudo destaca que a flexibilização da política deve ser realizada com cautela, considerando o risco ascendente de uma inflação resiliente. Espera-se um total de cinco cortes em 2024, caso ocorra uma recessão. Para os bancos centrais dos países desenvolvidos, é previsto que o BoE, BCE, RBA e BoC comecem a realizar cortes, com diferentes previsões de cronograma.

Impacto nos mercados emergentes

Os mercados emergentes já aumentaram as taxas de forma agressiva durante a pandemia, permitindo cortes nos juros mais cedo do que nos países desenvolvidos. O estudo aponta que Brasil, Chile, Peru e Polônia já cortaram no ano passado, com mais cortes previstos. A trajetória das taxas diretoras dos países desenvolvidos pode limitar as ações dos bancos centrais dos mercados emergentes.

Prevê-se um crescimento global de 2.1% em 2024, indicando um ano fraco, apesar de um pequeno aumento nas últimas projeções devido a dados melhores no primeiro trimestre. O cenário global apresenta desafios persistentes, como juros altos, desaceleração nas despesas de serviços e política fiscal menos favorável.

Economia
Imagem ilustrativa sobre economia
Banco
Imagem relacionada a banco

Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.

Mais lidas do valor-investe

Para ler mais sobre as últimas notícias sobre investimentos, acesse o Valor Investe. Não deixe de comentar, curtir e compartilhar este artigo. Agradecemos pela sua leitura!


Por /Eduardo Magossi


广告位火热招租中