PMI nos EUA : Atividade do setor de serviços cai inesperadamente em agosto. Saiba o que significa.

广告位火热招租中
O índice de atividade do setor de serviços dos Estados Unidos (PMI) divulgado pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM) nesta quarta-feira (3) apresentou queda de 52,6 pontos em fevereiro para 51,4 pontos em março, de acordo com informações da Valor Investe. O resultado foi bem diferente do que os analistas previam, já que projetavam alta do indicador para 52,8 pontos. Ainda assim, mesmo com a queda, o indicador sugere expansão da atividade no setor de serviços americano, pois ficou acima de 50 pontos. Março foi o 15° mês consecutivo em que o setor se expandiu, segundo dados do ISM. Com o desaquecimento da economia, reduz-se a necessidade do Banco Central dos EUA manter as taxas de juros altas por mais tempo como forma de controlar um eventual aumento da inflação. A antecipação do início de corte dos juros beneficia o rendimento das aplicações de renda variável, enquanto prejudica os investimentos em renda fixa. Mas o que levou à queda do índice? Entre os índices do PMI de serviços que apresentaram as maiores mudanças de fevereiro a março, os de preços e encomendas não realizadas caíram pouco mais de 5 pontos no período. Já o índice de entregas de fornecedores recuou 3,5 pontos no mês passado. Todavia, para Matthew Martin, economista dos EUA da Oxford Economics, os detalhes do relatório foram bastante mistos. A atividade empresarial aumentou enquanto novos pedidos permaneceram em território de expansão. Apesar do final suave do trimestre, ele espera que as condições econômicas sustentem ganhos no índice de serviços nos próximos meses. Por fim, a redução na taxa de crescimento em março e o declínio no índice composto foram resultado de um crescimento mais lento do volume de novas encomendas, entregas mais rápidas de fornecedores e uma contração no nível de emprego, explicou Anthony Nieves, presidente do comitê do setor de serviços do ISM. Economy

Desaquecimento da economia americana é uma boa notícia?

Na atual conjuntura, a resposta é sim. Reduz-se a necessidade do Banco Central dos EUA manter as taxas de juros altas por mais tempo como forma de controlar um eventual aumento da inflação. A antecipação do início de corte dos juros beneficia o rendimento das aplicações de renda variável, enquanto prejudica os investimentos em renda fixa. Contudo, é importante lembrar que toda a situação foi ocasionada pela pandemia do COVID-19.

Quais foram as maiores mudanças nos índices do PMI de serviços?

De acordo com a mesma reportagem, os índices de preços e encomendas não realizadas apresentaram queda pouco mais de 5 pontos no período, enquanto o índice de entregas de fornecedores recuou 3,5 pontos no mês passado. Tais índices são importantes para entender o comportamento do mercado.

Qual a expectativa para os próximos meses?

Matthew Martin, economista dos EUA da Oxford Economics, espera que as condições econômicas sustentem ganhos no índice de serviços nos próximos meses, apesar do final suave do trimestre. Em resumo, o índice de atividade do setor de serviços dos Estados Unidos apresentou queda em março, mas ainda assim sugere expansão da atividade no setor de serviços americano. Especialistas afirmam que, apesar disso, há espaço para mais rotação nos gastos com serviços, mesmo que as ações nunca retornem aos níveis pré-pandêmicos. Market

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

Aproveite e deixe um comentário abaixo sobre o que você acha disso tudo e compartilhe esta notícia com seus amigos que desejam saber mais sobre o assunto. Siga também nossas redes sociais e acompanhe nossas atualizações diárias!

Não esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook para mais notícias relevantes sobre economia, mercado financeiro, empreendedorismo e outros temas necessários para quem deseja entender o mundo financeiro.

Agradecemos a sua leitura!


Por /valor-investe


广告位火热招租中