Ampá: Potencial para se tornar referência em empreendedorismo e sustentabilidade na região Norte | D

广告位火热招租中

Recentemente tive a oportunidade de participar do primeiro encontro do Startup20 em Macapá, no Amapá, um grupo voltado para discutir temas cruciais para os ecossistemas de startups.

Por que o Amapá?

O porquê de escolher o Amapá como sede desse evento inaugural ecoava entre os participantes. Com seu alto índice de preservação ambiental, o estado oferece um ambiente propício para discutir sustentabilidade e empreendedorismo, especialmente considerando a liderança do Brasil nesses temas a nível global. Por que não começar essa conversa na região amazônica? Por que não envolver os habitantes locais nessa importante discussão?

Integrando a população local

Durante minha estadia, percebi a necessidade de integrar a população amazônica nas conversas sobre a região e suas oportunidades. Empresas de alta qualidade, como a Proesc e a Tributei, mostram o potencial empreendedor da região, recebendo inclusive investimentos consideráveis.

O potencial das startups

Acredito que as startups podem ser cruciais para o desenvolvimento sustentável da região, principalmente as digitais e de economia criativa. A pandemia mostrou que é possível trabalhar remotamente e essas empresas são prova disso, atendendo clientes em todo o Brasil a partir do Amapá.

Leia também

  • Caos na OpenAI foi também resultado da falta de diversidade no comando da companhia; leia análise

  • 2024 será o ano do ‘domínio’ da IA em todos os setores; leia análise

  • Inteligência artificial geral pode trazer ‘caos’ ao mundo como conhecemos

Em resumo, minha experiência no Amapá enfatizou a importância de não nos limitarmos aos centros tradicionais de inovação. O potencial da região norte, com sua riqueza natural e capital humano, é vasto e subestimado. Ao investir em iniciativas como o Startup20 e apoiar o ecossistema empreendedor local, não apenas promovemos o desenvolvimento econômico, mas também fomentamos uma visão mais inclusiva e sustentável de progresso. O futuro do empreendedorismo brasileiro está intrinsecamente ligado à capacidade de abraçar a diversidade em todo o território nacional. O Amapá marca o início de uma jornada que espero nos leve a explorar e valorizar todo o potencial empreendedor do Brasil.

Amazônia
Foto: Unsplash
Startup
Foto: Unsplash

Convido você a refletir sobre como podemos fortalecer ecossistemas empreendedores em todo o Brasil. Suas ideias e comentários são valiosos para promover um ambiente mais inclusivo e sustentável para startups. Agradeço por sua atenção e espero que tenha sido inspirado por essa jornada compartilhada.


Por /


广告位火热招租中