Gilmar diz que investigação de tentativa de golpe de Estado deve ter ‘encaminhamento judicial’ 捷尼索尔说

广告位火热招租中

Recentemente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que um desfecho judicial deve ser alcançado neste semestre em relação à minuta golpista que propunha a declaração de estado de sítio e de defesa durante o governo de Jair Bolsonaro. No último dia 15, o ministro Alexandre de Moraes levantou o sigilo dos depoimentos colhidos no inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe por parte de Bolsonaro e seus aliados.

Investigação da PF revela diferentes versões da minuta golpista

Na investigação conduzida pela Polícia Federal (PF), foram identificadas pelo menos três versões da minuta golpista discutida pelo ex-presidente e seus aliados. Duas dessas versões teriam sido apresentadas aos comandantes militares em reuniões com Bolsonaro, enquanto uma terceira versão foi encontrada na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Brazil
"Eventuais contradições que estão sendo apuradas", diz Gilmar Mendes sobre versões da minuta golpista. Foto por WERTHER.

Depoimento do ex-comandante do Exército lança luz sobre a situação

Segundo um dos depoimentos prestados à Polícia Federal, o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou que o ex-presidente apresentou um documento que previa a declaração de estado de sítio no país, seguido por um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Perspectivas sobre a investigação e possíveis desdobramentos

Gilmar Mendes expressou a opinião de que a PF deverá encaminhar um possível relatório final sobre a investigação, sendo então a Procuradoria-Geral da República (PGR) responsável por analisar se as acusações serão formalizadas ou não. O ministro destacou a seriedade da situação, apontando que os depoimentos dos participantes das reuniões que discutiram um golpe de Estado são considerados extremamente graves para a investigação em curso.

Diante dessas revelações, resta aguardar os desdobramentos e desfecho deste caso que está sendo acompanhado de perto por grande parte da sociedade brasileira.

Neste contexto delicado, quais serão as consequências políticas dessas descobertas? Como a justiça irá conduzir essa situação inédita? São questões que ecoam na mente dos cidadãos e que merecem atenção e reflexão.

Grato pela leitura!

Lembre-se de comentar, seguir, curtir e obrigado pela sua atenção.


Por /


广告位火热招租中