Inteligência Coletiva: Como a IA une pessoas e máquinas em torno de um propósito

广告位火热招租中
A colaboração entre máquinas e pessoas é fundamental para o avanço da inteligência artificial (IA) em diversos setores. Mas isso não significa que a IA automatizará tudo por conta própria, já que o ser humano ainda precisa supervisionar seu aprendizado e suas conclusões. As empresas precisam reorganizar seus modelos operacionais para dar autonomia e flexibilidade aos profissionais, além de ampliar sua educação para usos conscientes dos dados e da IA, distribuindo autoridade e responsabilidade para que todos atuem com um propósito bem definido em todos os níveis. Essas foram algumas das principais mensagens da conferência Gartner Data & Analytics, apresentada por Aura Popa, diretora sênior, e Kurt Schlegel, vice-presidente da consultoria, na semana passada em São Paulo. A conferência Gartner Data & Analytics também destacou a importância da maturidade da implantação e da governança de dados na utilização da inteligência artificial. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner no segundo trimestre de 2023, 75% dos CEOs já haviam experimentado a IA generativa, sendo que 64% não acham que exista exageros no que se fala dela e 62% já discutiram a IA com os conselhos de administração de suas empresas. Por outro lado, 53% dos líderes de tecnologia disseram não ter certeza se estão preparados para mitigar os riscos da IA. Mas, em um tempo relativamente curto, quase todo mundo usará IA em seu cotidiano. Por isso, é importante que as pessoas sejam educadas para compreender o que estão fazendo e se apropriar do processo, sendo responsáveis pelas decisões apoiadas pelas máquinas e pelas consequências delas. Com a inteligência coletiva do mundo animal, podemos orientar nossos passos em um mundo em transformação acelerada pela IA. Todos devemos ter autonomia para tomar mais e melhores decisões dentro dos limites de nossas atuações, mas elas devem estar sempre alinhadas com um objetivo maior que vise o crescimento e o bem-estar da sociedade como um todo.
Inteligência Artificial e automação

Quais são as principais preocupações relacionadas à IA?

As principais preocupações relacionadas à IA referem-se à sua utilização de maneira consciente e responsável, garantindo que, mesmo com as máquinas apoiando as decisões, sejam os seres humanos que continuem tendo a palavra final. É importante garantir a transparência das informações, a precisão de dados e a proteção dos mesmos, evitando que sejam usados de maneira indevida e colocando em risco privacidade e a segurança das empresas e de indivíduos.
Inteligência Artificial e proteção de dados

Como as empresas podem se preparar para a implantação da IA?

Para se preparar para a implantação da IA, as empresas precisam investir em sua estratégia, com uma governança de dados madura e eficiente, mas também se dedicar à execução planejada, concentrando-se em toda a empresa para descobrir como usar os dados e a IA de maneira consciente e produtiva. Devem considerar a distribuição de responsabilidades e autoridades para que todos possam atuar com um propósito bem definido em todos os níveis da organização e flexibilizar seus modelos operacionais para dar a autonomia e flexibilidade necessárias aos profissionais.
Inteligência Artificial e a nova era dos negócios

No geral, é importante lembrar que, apesar do grande avanço da IA, essa tecnologia não pode substituir a capacidade humana de criação, inovação e decisão. Pelo contrário, a colaboração inteligente entre máquinas e pessoas pode tornar possível coisas até então inimagináveis. Devemos estar atentos às oportunidades criadas pela IA, mas saber usá-la de maneira consciente e responsável, alinhados com o propósito de crescimento e bem-estar da sociedade como um todo.


Não se esqueça de assinar a newsletter de experiência do cliente, mídia cultura e transformação digital deste autor. Além disso, inscreva-se em seu podcast e siga-o nas redes sociais.

O que você achou das informações apresentadas neste artigo? Qual é a sua opinião sobre o futuro da IA? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.

Obrigado por ler até o final e até a próxima!


Por /O Macaco Elétrico


广告位火热招租中