Frente fria deixa litoral de SP em alerta para fortes chuvas e ventania - saiba como se preparar

广告位火热招租中

A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 20, desloca-se rapidamente e já atinge o Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 21. Com isso, o litoral norte paulista voltará a sofrer com chuvas fortes e volumosas, além de ventania, principalmente à tarde e à noite. As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h. Na região de Ubatuba, a previsão é de 50 mm de chuva para esta quinta-feira. Conforme a Meteoblue, as precipitações serão mais intensas entre sexta-feira, 22, e domingo, 24.

Como será a intensidade do sistema?

“Este sistema será diferente, pois chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar uma acentuada queda da temperatura e grande intensificação de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do mar e o litoral, reforçando as nuvens de chuva”, estima a Climatempo.

Qual será o impacto da frente fria no outono?

Esta será a primeira frente fria do outono, que tem início nesta quarta-feira e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias em diversas áreas do País.

Como será a situação nos próximos dias em Ubatuba?

Na sexta-feira, a frente fria avança sobre o Rio de Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo. “Além disso, a forte infiltração de umidade marítima começará a atuar para reforçar as condições para chuva. A região de Ubatuba terá uma sexta-feira chuvosa, com ventos moderados a fortes e poderá receber de 90 a 100 mm de chuva apenas durante a sexta-feira, o que representa quase metade da média normal de chuva para março”, alerta a Climatempo.

Chegada de frente fria deixa o litoral de São Paulo em alertaFoto: Reprodução/Climatempo

No sábado, 23, o tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena no decorrer do dia. Menos volumosa, a chuva deve ser frequente em grande parte do dia. “A combinação da chuva, céu nublado e ventos marítimos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena o dia todo. Além disso, o mar deve ficar agitado”, acrescenta a Climatempo.

No domingo, todo o litoral paulista ainda terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, mas, em geral, com pouca intensidade. Há possibilidade de sol entre nuvens.

Os cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a média de chuva em março na região de Ubatuba varia de 220 a 260 mm. “Apenas entre os dias 21 a 24 de março, a região de Ubatuba poderá receber cerca 150 a 250 mm de chuva. Na quinta, mas especialmente na sexta, há risco de alagamentos”, reforça a empresa de meteorologia.

Reflexos das chuvas intensas

A Climatempo lembra ainda que em 30 dias, considerado o período entre 19 de fevereiro e 18 março de 2024, diversas áreas do litoral paulista receberam mais de 200 mm de chuva.

Veja também

  • Cidade de SP tem 3º verão mais quente das últimas décadas; o que esperar do outono?

  • Após SP ter novo apagão, TCM vai mirar contrato da Prefeitura com Enel

  • Moradores da Vila Buarque já estão há 45 horas sem luz: ‘Agora sem água também’

Publicidade

Imagem ilustrativa do clima em UbatubaFoto: Unsplash

Esperamos que esta informação seja útil e que todos possam se preparar adequadamente para os efeitos desta frente fria. Fique atento às notícias locais e siga as recomendações das autoridades competentes. Mantenha-se seguro e protegido!

Por favor, sinta-se à vontade para deixar um comentário, seguir-nos nas redes sociais, dar um like e obrigado por acompanhar.


Por /


广告位火热招租中