'Cometa do Diabo' - Visibilidade e Observação na Terra: Saiba como observar

广告位火热招租中
Nos próximos dias, um cometa especial poderá se tornar visível da Terra, trazendo um espetáculo celeste para os observadores, principalmente no hemisfério norte. A partir do dia 21 de abril, os habitantes do hemisfério sul, incluindo o Brasil, também terão a oportunidade de avistá-lo. Este cometa, conhecido tecnicamente como 12P/Pons-Brooks, estará em seu periélio, o momento em que estará mais próximo do Sol. Com um período orbital de 71,3 anos, sua última aparição deixou uma marca e agora gera expectativas de brilhar intensamente no céu noturno.

O que podemos esperar deste cometa?

Atualmente, o cometa está passando pela constelação de Andrômeda, a uma distância significativa da Terra. De acordo com o astrofísico Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, a luminosidade do cometa costuma ser impactante devido às explosões de gás e poeira que ocorrem em sua proximidade. Durante o periélio, quando estará a uma distância de aproximadamente 116 milhões de quilômetros do Sol, espera-se que o cometa atinja seu brilho máximo. No entanto, a imprevisibilidade da sua luminosidade mantém o mistério sobre sua visibilidade a olho nu.

Como e quando observar o Cometa do Diabo?

Para presenciar o periélio deste corpo celeste, os observadores devem direcionar seu olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do Sol, oferecendo um cenário propício para sua visualização. Em abril, ele estará posicionado abaixo da constelação de Touro, e em maio, poderá ser observado abaixo da constelação de Órion. A disponibilidade de avistamento do cometa varia de acordo com a região do Brasil, devido às diferentes horas em que o Sol se põe em cada localidade. É importante ressaltar que, mesmo com o uso de binóculos e telescópios, em outros momentos do dia pode não ser possível avistá-lo.

Imagens do Cometa do Diabo

Cometa Astrophotography Por fim, a expectativa é alta para que o 12P/Pons-Brooks proporcione um espetáculo celestial memorável nos próximos dias. Não deixe de olhar para o céu e testemunhar esse fenômeno único, que nos conecta com a imensidão do universo. Compartilhe suas experiências de observação, continue acompanhando as novidades astronômicas e agradeço por dedicar seu tempo para explorar o incrível mundo ao nosso redor. Obrigado pela leitura! E lembre-se de comentar, seguir, curtir e apreciar ainda mais essas maravilhas cósmicas.


Por /


广告位火热招租中