Prefeito atual lidera intenções de voto em Porto Alegre com margem estreita sobre Maria do Rosário,

广告位火热招租中
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que é pré-candidato à reeleição, lidera a pesquisa de intenção de voto no pleito de 2024, segundo a pesquisa RealTime Big Data divulgada recentemente. Dentre os quatro cenários testados, Melo aparece na frente da deputada federal Maria do Rosário (PT), que ocupa o segundo lugar com 22% a 26% das intenções de voto.

Status atual das intenções de voto em Porto Alegre

A pesquisa estimulada apresenta um primeiro cenário em que o prefeito fica 18 pontos percentuais à frente da parlamentar. Nesta situação, 40% dos entrevistados pretendem votar em Melo, 7% votar em branco ou nulo e 8% não sabe. Por outro lado, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tem 7% das intenções de voto, e a deputada federal Any Ortiz (Cidadania) e a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) têm 5% cada. A Comandante Nádia (PP) aparece com 4% e o deputado estadual Thiago Duarte (União) com 2%.

Em um segundo cenário, que apresenta a deputada estadual Nadine Anflor (PSDB) no lugar de Any Ortiz, no qual Nadine tem 2% das intenções de votos, o prefeito segue liderando com 41%. Em seguida, Maria do Rosário tem 22%, Luciana Genro (PSOL) permanece com 7%, Juliana Brizola (PDT) com 6%, Comandante Nádia (PP) com 5%, e Thiago Duarte (União) novamente com 2%. A pré-candidata Maria do Rosário apresenta sua maior vantagem, 26%, nas duas últimas situações testadas. Em uma, Melo permanece com 41%, Juliana Brizola aparece com 7%, Any Ortiz com 6% e Thiago Duarte com 2%. Já na outra, o prefeito alcança 42% das intenções de voto, Juliana Brizola 8%, e Thiago Duarte e Nadine Anflor têm 3% cada.

pessoa votando
Imagem meramente ilustrativa

O atual prefeito apresenta vantagem nos recortes de gênero, renda e idade feitos pelo instituto. Em relação às localidades, apenas na região que agrupa os bairros de Restinga, Ponta Grossa, Lageado, Lami, Boa Vista do Sul, São Caetano, Extrema e Chapéu do Sol, ele aparece em segundo lugar. Nesta localidade, Melo tem 30% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário tem 31%.

Segundo Turno

A pesquisa testou dois cenários de segundo turno. Em uma disputa entre Sebastião Melo e Maria do Rosário, o prefeito seria reeleito com 53% dos votos e a candidata teria 33% deles. 11% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 3% não souberam responder. Em outra situação, Melo venceria Luciana Genro por 55% a 29% dos votos. Os brancos e nulos somam 12%, e aqueles que não sabem representam 4% neste cenário.

eleição
Imagem meramente ilustrativa

Avaliação do governo

A gestão do prefeito é aprovada por 58% dos entrevistados e reprovada por 37%. Aqueles que não sabem avaliar somam 5%. Em relação à votabilidade, 22% disse que votaria com certeza em Melo, 38% poderiam votar, 36% não votariam, e 4% não sabem. A avaliação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou empate entre os que a aprovam e os que a desaprovam. São 46% para cada lado, enquanto 8% não souberam responder.

Conclusão

Em suma, de acordo com a pesquisa RealTime Big Data divulgada, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, está em uma posição forte na corrida eleitoral para as eleições de 2024. Seus principais concorrentes, Maria do Rosário, Luciana Genro, Any Ortiz, Juliana Brizola, Comandante Nádia e Thiago Duarte, aparecem com menor intenção de votos. Além disso, a avaliação da gestão do prefeito é geralmente positiva. No entanto, como as eleições ainda estão longe, é difícil prever qual será o resultado final.


Por /


广告位火热招租中