O calor aumenta e ameaça nossas crianças. Como protegê-las?

广告位火热招租中

Há duas décadas, a agenda ambiental tem sido um ponto central em minha carreira acadêmica e profissional. A importância de abordar as questões relacionadas às mudanças climáticas em relação à primeira infância é crucial nos dias de hoje. O que já sabemos e como podemos agir de forma mais eficaz?

Impacto das mudanças climáticas na primeira infância

Sabe-se que as crianças pequenas são as mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, embora muitas vezes esse aspecto seja negligenciado. A exposição de gestantes e crianças muito novas ao calor excessivo pode resultar em partos prematuros, nascimentos de crianças com baixo peso, além de afetar o desenvolvimento infantil e o sistema imunológico. Estudos da Universidade Harvard revelam a gravidade desse cenário, exigindo medidas urgentes para proteger nossa infância desses impactos.

Consequências a curto e longo prazo

Como o calor afeta diretamente as crianças na primeira infância e durante a gestação? O corpo das crianças processa o calor de maneira diferente dos adultos, tornando-as mais suscetíveis a consequências graves como distúrbios renais, convulsões e outros problemas associados ao aumento das temperaturas. A exposição ao calor também pode afetar o desenvolvimento infantil a longo prazo, impactando a aprendizagem, o sistema imunológico e a saúde mental das crianças.

Desafios e soluções

Como podemos proteger as crianças e gestantes da exposição prolongada ao calor excessivo? É fundamental envolver líderes locais, identificar áreas de maior vulnerabilidade, como falta de sombra e água, e direcionar investimentos em escolas e unidades de saúde com maior concentração de crianças pequenas. Os Estados devem apoiar as ações municipais, as empresas devem assumir responsabilidades e a sociedade civil pode colaborar com inovações e monitoramento efetivo.

É essencial agir agora para proteger nossas infâncias e garantir um futuro sustentável para o planeta. O momento de emergência climática exige ação imediata e colaborativa de todos os setores da sociedade em prol das gerações futuras.

Children playing Climate change

*

CEO DA FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL, YOUNG GLOBAL LEADER DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, É PRESIDENTE DO CONSELHO DO INSTITUTO ESCOLHAS

Convidamos você a deixar seu comentário, seguir-nos nas redes sociais, curtir e compartilhar este conteúdo. Agradecemos pela leitura!


Por /


广告位火热招租中