Opinião: Por que a nota do PT sobre a reeleição de Putin é tão controversa? Saiba mais sobre a infam

广告位火热招租中
O desacerto do PT com Putin Na última semana, a nota em que o PT felicita Vladimir Putin pela sua sua reeleição à presidência da Rússia causou polêmica e descontentamento na sociedade civil. A nota é efusiva e desconsidera as condições de coerção em que se realizaram as eleições russas, além da repressão brutal sobre a oposição, assassinatos e prisões de jornalistas independentes. Essa insensibilidade moral causa espanto, especialmente para aqueles que lembram que o próprio PT nasceu na luta contra a ditadura militar no Brasil, quando muitos dos seus fundadores foram vítimas de arbitrariedades semelhantes. Mas, além de ser um desacerto moral, a nota é politicamente equivocada, pois o PT tem simpatizantes e eleitores entre setores da sociedade civil engajados em causas que a Rússia criminaliza. A lei russa, por exemplo, prevê pena de prisão para quem exibe símbolos do movimento LGBTQIA+. Para Putin, a igualdade de gêneros destrói os valores da família tradicional e a aliança entre o Kremlin e a Igreja Ortodoxa russa tem levado o país de volta aos tempos do czarismo. Esse apoio declarado do PT a Putin afasta não só setores progressistas, mas também eleitores de centro que votaram em Lula nas últimas eleições. A nota sugere que o partido ignora o peso do seu histórico de apoio a ditaduras amigas da esquerda e tampouco se dá conta de que o apoio a Putin reforça a paranoia, fomentada pela extrema direita, de que o PT na verdade quer implantar o comunismo no País. O PT nasceu em busca de um socialismo novo, que incorporasse a democracia e desse lugar a cooperativas e pequenas e médias propriedades privadas. Mas, o seu dilema até hoje mal resolvido é como atualizar-se sem perder a identidade. Como partido de esquerda, o PT rejeita assumir uma identidade social-democrata, por não concordar com as reformas liberais que a social-democracia europeia passou a incorporar em sua agenda. Entretanto, o partido abraçou a democracia representativa e ajudou a reerguê-la no Brasil em bases sociais e políticas mais inclusivas. O PT tem sido esquizofrênico em suas posições internacionais e a nota de apoio a Putin é apenas mais um exemplo disso. Enquanto aqui o partido modera sua agenda, abandonando na prática qualquer aspiração socialista, no cenário internacional, velhas ideias autoritárias encontraram guarida no partido. Para o PT, a contraposição ao imperialismo americano é justificativa para apoiar ditaduras amigas na América Latina. O partido continua sendo relevante na política brasileira e, com a presidência da república e influência na política externa do país, é importante que mantenha a coerência entre seus princípios e valores defendidos como nação democrática. É necessário que o PT reconheça seus erros e acertos em sua trajetória e busque uma identidade política clara e coerente, para que possa continuar contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas do país. Putin

Qual o peso do histórico de apoio a ditaduras na política externa do PT?

A nota de apoio a Putin sugere que o partido ignora o peso do seu histórico de apoio a ditaduras amigas da esquerda.

Eleições russas

Como a nota de apoio a Putin afeta a relação com setores progressistas?

O apoio declarado do PT a Putin afasta não só setores progressistas, mas também eleitores de centro que votaram em Lula nas últimas eleições.

Brasil

Como o PT moderou sua agenda?

O PT abandonou na prática qualquer aspiração socialista, como ocorreu com todos os partidos social-democratas europeus, mas sem levar às últimas consequências a incorporação da democracia como valor universal.

Em resumo, a nota de apoio do PT a Putin é uma nota infame do ponto de vista moral e politicamente inepta, que afasta os seus eleitores e aliados naturais e o torna ainda mais confuso perante a sociedade civil e opinião pública.

*Artigo escrito por Sérgio Fausto, diretor-geral da Fundação FHC e membro do GACINT-USP.

Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de seguir nosso perfil para mais artigos como este.

Compartilhe com seus amigos e familiares e nos ajude na divulgação. Agradecemos pelo seu tempo e atenção.


Por /


广告位火热招租中