Mercado repercute alta de juros no Japão: o que isso significa para os investidores?

广告位火热招租中

Na terça-feira que antecede a Superquarta (dia em que Brasil e Estados Unidos decidem os juros) vem com mais decisões monetárias mundo afora. No Japão, por exemplo, houve a elevação da taxa de juros pela primeira vez em 17 anos, o que pode mexer com o pregão. Mais tarde, a China também anuncia sua decisão. Por aqui, o Boletim Focus traz as previsões do mercado para os principais indicadores econômicos do país e deve atrair a atenção dos investidores.

O impacto da elevação da taxa de juros no Japão

Nesta madrugada, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) promoveu uma ampla revisão de sua política monetária e eliminou sua taxa de juros negativa. A autoridade monetária decidiu subir as taxas de empréstimos entre os bancos para a faixa de 0% e 0,1%. Para quem não sabe, durante muitos anos essa faixa foi de -0,1% a 0%.

Mudança na política monetária da China

Quem também anuncia sua decisão sobre os juros hoje é a China. O mercado fica de olho na decisão em busca de pistas sobre eventuais incentivos que Pequim pode dar para a retomada econômica. Nos últimos dias, o país anunciou indicadores positivos, como o crescimento da produção industrial e das vendas do varejo, o que animou o mercado quanto a uma recuperação do país.

Expectativas para a "Superquarta" no Brasil e nos EUA

Por aqui, os investidores seguem na expectativa da chamada “Superquarta”, dia em que Brasil e Estados Unidos anunciam suas decisões monetárias. Embora as apostas sejam de que o Banco Central irá promover um novo corte da Selic em 0,5 ponto percentual e que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) vai manter os juros no mesmo patamar, os investidores seguem especulando sobre as pistas que os comunicados podem trazer.

Projeções econômicas no Brasil

Enquanto amanhã não chega, o mercado monitora hoje as projeções dos economistas para os principais indicadores da economia brasileira via Boletim Focus. O relatório, divulgado tradicionalmente às segundas-feiras pelo Banco Central, tem sido revelado às terças devido à greve de servidores. Na última leitura, a previsão dos economistas para a inflação deste ano voltou a subir após semanas de queda. Agora, o mercado aguarda para ver se as previsões continuarão ganhando um tom mais ou menos otimista.

Mais Lidas do Valor Investe

Para mais informações e notícias atualizadas sobre o mercado financeiro, confira as notícias mais populares do Valor Investe. Acompanhe de perto as atualizações e esteja sempre informado sobre as últimas tendências e movimentações econômicas.

Japan Image China Image

Por fim, não se esqueça de deixar seu comentário, seguir nossa página, dar um like e agradecemos por nos acompanhar!


Por /Nathália Larghi


广告位火热招租中