Líder da centro-direita Luís Montenegro é nomeado primeiro-ministro de Portugal após vencer eleições

广告位火热招租中

Luís Montenegro foi eleito primeiro-ministro de Portugal após vencer as eleições legislativas de 10 de março à frente da Aliança Democrática, uma coalizão da direita moderada. Esta vitória foi anunciada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa nesta quarta-feira, 20.

Portugal

Quem é Luís Montenegro, o novo líder do país?

Aos 51 anos, o advogado assume o cargo em substituição a António Costa - o veterano da esquerda portuguesa que ocupava a posição há quase uma década e renunciou após um escândalo de corrupção. Com o desafio de não possuir maioria estável no Parlamento, Montenegro terá que negociar com a extrema-direita, que se tornou a terceira força política de Portugal.

Qual será o futuro do governo de Luís Montenegro?

Em um comunicado oficial no site da Presidência, Rebelo de Sousa explicou que, após as eleições legislativas e consultas com os partidos no Parlamento, decidiu nomear Montenegro como chefe de governo. O próximo passo do novo primeiro-ministro será apresentar a composição de seu governo ao presidente.

Government

Como será a oposição ao novo governo?

O secretário-geral do Partido Socialista, o segundo partido mais votado, Pedro Nuno Santos, confirmou que será o líder da oposição. Marcelo Rebelo de Sousa fez o anúncio mesmo com duas cadeiras parlamentares ainda pendentes, resultantes da votação dos cidadãos portugueses no exterior. As projeções indicam que a Aliança Democrática e o partido de ultradireita Chega ocuparão o restante das cadeiras no Parlamento.

No geral, a ascensão de Luís Montenegro ao cargo de primeiro-ministro marca uma mudança significativa na política portuguesa. Como será a sua gestão e quais os desafios que enfrentará são questões que só o tempo poderá responder.

Confira acima a imagem do momento em que Luís Montenegro fala com a imprensa após ser nomeado primeiro-ministro de Portugal.

Deixe sua opinião nos comentários sobre as mudanças políticas em Portugal e não se esqueça de seguir para mais atualizações. Agradecemos por sua leitura e apoio!


Por /


广告位火热招租中