Festival de documentários É Tudo Verdade 2024: Tudo o que você precisa saber e os destaques dos prin

广告位火热招租中
Começa nesta quarta-feira,3, o 29º Festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, evento que é o principal no Brasil dedicado ao cinema documental. Com 77 produções vindas de 34 países, entre longas, médias e curtas-metragens, o festival é gratuito e acontece até o dia 14 deste mês em salas de cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro. Destaque para a abertura que será no Rio, na Estação NET Botafogo com o filme Um Filme para Beatrice, dirigido por Helena Solberg, a única mulher a fazer parte do Cinema Novo, enquanto em São Paulo a abertura será na Cinemateca Brasileira na quinta-feira, com a exibição de O Competidor, de Clair Titley, um filme narrando a história de Tomoaki Hamatsu, um homem confinado por 15 meses em um quarto, completamente sozinho e nu. “A edição conta com uma das seleções mais fortes de todos esses anos de festival. É uma safra excepcional de filmes”, destaca Amir Labaki, diretor-fundador do evento. Força feminina Curiosamente, ambos os filmes de abertura são dirigidos por mulheres. O festival também apresenta produções que oferecem uma perspectiva feminina, como Diários da Caixa Preta, de Shiori Ito, no qual a cineasta retrata sua jornada para processar o homem que a estuprou, e Diamantes, de Daniela Thomas, Sandra Corveloni e Beto Amaral, que acompanha a vida de três mulheres em Diamantina, Minas Gerais. Outro tema presente na programação do festival é a literatura, com seleções de filmes que exploram o universo dos escritores e dos livros. Entre as produções destacam-se Verissimo, dirigido por Angelo Defanti, sobre a vida e a obra de Luis Fernando Veríssimo, e Fernanda Young - Foge-me ao Controle, dirigido por Susanna Lira. O festival desempenha um papel fundamental nas chances do Brasil no Oscar. Anualmente, os vencedores dos prêmios dos jurados nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas-Metragens são automaticamente submetidos à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, visando conquistar uma vaga nas respectivas categorias na maior premiação do cinema. Além das mostras competitivas, o É Tudo Verdade 2024 tem retrospectivas dedicadas a Thomaz Farkas (1924-2011) e Mark Cousins (1965), este último presente para ministrar um master class e participar de um debate. O centenário do documentarista americano Robert Drew, com os títulos Primárias e Faces de Novembro, também faz parte da programação. Há mostras em diversas salas de cinema em ambas as cidades. A programação completa pode ser encontrada no site do festival.

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade é o principal evento brasileiro para o cinema documental, que apresenta filmes de todo o mundo. Durante o festival, os documentários participantes são exibidos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

A Edição 2024 do Festival

A edição de 2024 do Festival Internacional de Documentários "Tudo Verdade", apresenta 77 produções de 34 países em salas de cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento começa no dia 3 e vai até o dia 14 deste mês, com documentários apresentados em várias categorias: longas, médias e curtas-metragens.

Aberturas do Festival

Com direção de Helena Solberg, o evento terá a exibição do filme Um Filme para Beatrice na abertura no Rio, enquanto em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, a exibição será de O Competidor, de Clair Titley.

Força feminina

O evento marca presença com produções que oferecem uma perspectiva feminina, como Diários da Caixa Preta, de Shiori Ito, e Diamantes, de Daniela Thomas, Sandra Corveloni e Beto Amaral.

Literatura

Entre as produções destaca-se Verissimo, dirigido por Angelo Defanti, sobre a vida e a obra de Luis Fernando Veríssimo, e Fernanda Young - Foge-me ao Controle, dirigido por Susanna Lira, que explora o universo dos escritores e dos livros.

Mostras competitivas

O festival desempenha um papel fundamental nas chances do Brasil no Oscar, com vencedores de prêmios dos jurados nas competições de longas e curtas metragens automaticamente submetidos à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A edição 2024 do festival terá ainda retrospectivas dedicadas a Thomaz Farkas e Mark Cousins.

Programação

A programação completa está disponível no site do festival, onde é possível encontrar os horários e locais das exibições.

Conclusão

A edição de 2024 do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade apresenta uma seleção excepcional de filmes de todo o mundo, inclusive direcionados às mulheres e ao universo literário. Além disso, as retrospectivas dedicadas a grandes nomes do cinema documental e as mostras competitivas têm um impacto direto nas chances do cinema documental brasileiro no Oscar. Vale a pena conferir.

Imagens:

Comentar, curtir e seguir:

Gostou dessa notícia sobre o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade? Deixe o seu comentário, curta e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Comentar Curtir Seguir Agradecimento


Por /


广告位火热招租中