"Vacinação contra a dengue começa hoje em São Paulo: Veja quem pode tomar e os locais de aplica

广告位火热招租中
A cidade de São Paulo começará a distribuir a vacina contra a dengue nesta quinta-feira. A iniciativa visa atender crianças e adolescentes de 10 a 14 anos moradores das regiões de Itaquera e Vila Jaguara. Serão distribuídas 8.310 doses que sobraram de outros municípios na região metropolitana de São Paulo. As doses serão distribuídas em 11 UBSs, nove localizadas em Itaquera e duas na Vila Jaguara. Mas o que é a dengue? A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos, cansaço e dores nos olhos, músculos e articulações. O cuidado é importante, pois em casos graves, a infecção pode levar à morte. Pensando nisso, vamos sanar algumas dúvidas sobre a vacina contra a dengue:

Quem poderá se vacinar?

Somente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residam ou estudem nas regiões de Itaquera ou Vila Jaguara poderão se vacinar. Contudo, inicialmente não há doses suficientes para todas as crianças e jovens dessas regiões.

Quais são as 11 UBSs que vão receber as doses?

As 11 UBSs que distribuirão a vacina estão localizadas em Itaquera e na Vila Jaguara. Confira a imagem abaixo:

Lista com as UBSs que aplicarão a vacina da dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Por que a vacina estará somente nessas UBSs?

Como não há doses suficientes para todos, a escolha dos bairros que receberão as doses foi baseada em critérios técnicos. Segundo a prefeitura, Itaquera é o distrito administrativo com o maior número de casos de dengue e a Vila Jaguara registra a maior incidência por 100 mil habitantes na capital.

Que tipo de documento precisa levar para ser vacinado?

É preciso levar comprovante de residência ou o folheto informativo sobre a vacinação que está sendo distribuído nas escolas nas regiões da Vila Jaguara e Itaquera.

Quando a criança não poderá ser vacinada?

Pessoas com dengue ou suspeita de dengue não devem tomar a vacina. A contraindicação vale também para as pessoas que tenham demonstrado hipersensibilidade em relação à dose anterior da vacina e os imunossuprimidos.

Em relação às próximas etapas, ainda não há informações concretas sobre a disponibilidade da segunda dose para as crianças e adolescentes que receberão essa remessa, mas espera-se que com o envio de doses pelo Ministério da Saúde, mais doses estejam disponíveis para a população.

Devemos lembrar que a vacinação é uma medida importante para prevenir doenças graves. É fundamental seguir as orientações das autoridades de saúde para cuidar da saúde própria e das pessoas ao nosso redor. Esperamos que as iniciativas de vacinação, como essa, aumentem a proteção da população brasileira contra a dengue.


Por /


广告位火热招租中