Ucrânia lança ataques de drones de longo alcance na Rússia, no último dia de votação presidencial no

广告位火热招租中

Os recentes ataques de drones da Ucrânia na Rússia estão gerando tensões e preocupações durante o período eleitoral no país. Enquanto os russos comparecem às urnas para votar, o Ministério da Defesa russo relata a derrubada de 35 drones ucranianos, ampliando a escalada do conflito.

Como os ataques estão sendo conduzidos?

O impacto dos drones é sentido em várias regiões, com Moscou sendo um dos alvos. A resposta russa tem sido rápida, derrubando drones não apenas em Moscou, mas também em outras áreas estratégicas. A extensão geográfica dos ataques mostra a determinação da Ucrânia em pressionar os limites e desafiar a segurança russa.

O que os ataques representam para o cenário político?

Os contínuos ataques de drones são interpretados como uma tentativa de influenciar as eleições presidenciais russas e desestabilizar a região. Enquanto Putin promete uma resposta vigorosa, a comunidade internacional observa com atenção a evolução dos eventos e o potencial impacto nas relações entre os dois países.

Qual é a resposta das forças russas?

Os enfrentamentos fronteiriços e as alegações de captura de soldados são elementos que acrescentam complexidade ao cenário já tenso. Enquanto as forças russas reforçam sua presença e reagem aos ataques, a incerteza sobre o desfecho do conflito aumenta, assim como a preocupação com a segurança das pessoas nas áreas afetadas.

Leia também

  • Uma Rússia incontrolável ameaça o mundo inteiro, não apenas Kiev

  • Russos votam no segundo dia da eleição destinada a dar mais seis anos de poder a Vladimir Putin

  • Bombardeio ucraniano mata 2 pessoas em Belgorod, na Rússia; drone fere outras 5 perto da fronteira

Mísseis guiados X-59

As refinarias e os terminais petrolíferos têm sido alvos importantes dos ataques de drones ucranianos.

Publicidade

As investidas ocorrem após uma série de outras ofensivas de drones ucranianos e outros ataques nos últimos dias, os quais Putin descreveu como uma tentativa da Ucrânia de assustar os residentes e inviabilizar as eleições presidenciais da Rússia.

“Esses ataques inimigos não ficaram e não ficarão impunes”, prometeu ele durante a reunião de sexta-feira, 15, do seu Conselho de Segurança. “Tenho certeza de que o nosso povo, o povo da Rússia, responderá a isso com ainda maior coesão.”

Enquanto isso, os militares ucranianos disseram que 14 drones russos foram abatidos na região de Odessa no domingo. A ofensiva vem após um ataque com míssil balístico russo na cidade portuária na sexta-feira, destruindo casas e matando pelo menos 21 pessoas. Um segundo míssil teve como alvo os socorristas que chegaram ao local, disseram as autoridades.

As forças russas também lançaram cinco mísseis guiados antiaéreos S-300 em áreas controladas pela Ucrânia nas regiões de Kharkiv e Donetsk, bem como dois mísseis guiados X-59 na região de Chernihiv, disse a força aérea ucraniana.

Ucrânia diz ter capturado 25 soldados

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

À medida que a guerra se arrasta para o terceiro ano, as forças russas obtiveram alguns ganhos lentos e incrementais ao longo da linha da frente, contando com a sua vantagem em poder de fogo, enquanto a Ucrânia reagiu com mais ataques de drones no interior da Rússia e ataques transfronteiriços.

No sábado, 16, duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas no bombardeio ucraniano na cidade fronteiriça russa de Belgorod, que tem enfrentado ataques regulares. No mesmo dia, os militares russos também alegaram que frustraram outra tentativa de incursão transfronteiriça de “grupos de sabotagem e reconhecimento” ucranianos.

O Corpo de Voluntários Russos – que inclui russos que lutam ao lado das forças ucranianas – alegou no sábado ter capturado 25 soldados russos. A afirmação não pôde ser verificada de forma independente. Os ataques transfronteiriços na área têm ocorrido esporadicamente desde o início da guerra e têm sido objeto de alegações e contra-alegações, bem como de desinformação e propaganda.

Publicidade

Se você gostou deste artigo, não deixe de comentar, compartilhar, curtir e agradecemos por se juntar a nós nesta leitura.


Por /


广告位火热招租中