Situação fiscal é muito ruim: entenda as medidas necessárias para reverter o cenário Brasil está em

广告位火热招租中

Recentemente, o fundador e presidente da gestora de recursos Verde Asset, Luis Stuhlberger, fez uma avaliação crítica da situação fiscal do Brasil, caracterizando-a como "muito ruim". No entanto, apesar desse cenário preocupante, ele destacou que a economia local está trilhando um caminho positivo impulsionado por diversos fatores.

PUBLICIDADE

"A situação fiscal é muito ruim pelo que aconteceu nos últimos três anos. O teto de gastos foi destruído, em parte, por Bolsonaro, em parte, por Lula", afirmou Stuhlberger durante sua participação em um evento organizado pela Hedge Investments, de André Freitas.

Como está a situação fiscal do Brasil em meio a desafios e perspectivas?

Stuhlberger observou que o governo deixou de arrecadar cerca de R$40 bilhões após a eliminação da Cide dos combustíveis no governo anterior, uma medida que foi mantida pelo governo atual. Além disso, em termos de gastos, o volume de dispêndios está quase R$300 bilhões acima do teto extinto, sendo a elevação do Bolsa Família e o pagamento obrigatório de precatórios os principais impulsionadores desse aumento.

Brazil Fiscal

Quais os desafios enfrentados em relação aos gastos públicos no Brasil?

Por outro lado, o presidente da Verde apontou boas notícias, destacando que a arrecadação tem crescido devido ao desempenho do PIB acima das expectativas originais. Ele expressou otimismo em relação ao crescimento econômico do país, prevendo um PIB de pelo menos 2,5% para o ano em curso e potencialmente superando essa marca.

Qual a perspectiva de crescimento econômico e sua relação com as reformas estruturais realizadas?

Economic Growth

Meta de inflação irrealista

Stuhlberger também fez uma análise da meta de inflação de 3% estabelecida para o Brasil nos próximos anos, considerando-a irrealista. Ele mencionou que a manutenção das metas de inflação em 3% até 2026 foi uma decisão do Conselho Monetário Nacional e que essa expectativa é muito otimista diante do atual cenário de expansão de gastos e oferta de crédito.

Quais os desafios e perspectivas em relação à meta de inflação no Brasil?

Ações de empresas brasileiras

Por fim, Stuhlberger destacou que as ações de empresas brasileiras estão com preços relativamente baixos devido à saída de capital estrangeiro, o que abre oportunidades de investimento. Ele apontou a ausência de IPOs e follow-ons, juntamente com a saída de investidores estrangeiros como indicativos de uma possível "oportunidade de compra".

Quais as perspectivas para as ações de empresas brasileiras em meio às movimentações do mercado financeiro?

PUBLICIDADE

Diante desse contexto, é importante analisar os desafios e as oportunidades presentes na economia brasileira. As decisões políticas e econômicas continuam a influenciar o cenário nacional, gerando expectativas e incertezas. Como será o desdobramento desses fatores e seu impacto no futuro do país?

Deixe seu comentário, compartilhe este artigo, curta e agradeço por acompanhar.


Por /


广告位火热招租中