Maneiras de ajustar o orçamento de 2024 | Análise da opinião pública e especialistas

广告位火热招租中
Com a passagem de datas importantes como Natal, Ano-Novo, férias, carnaval e até mesmo matrícula ou rematrícula escolar, surge a necessidade de reavaliarmos nossos gastos e fazermos um novo planejamento financeiro. Esses momentos muitas vezes são marcados por gastos emocionais e, somados à matrícula, material escolar, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), podem impactar significativamente nosso orçamento familiar. É importante lembrar que além dessas datas, ainda há outras despesas ao longo do ano, como a declaração de Imposto de Renda, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outros. Mas a maior concentração de gastos se dá entre dezembro e abril, por isso, é fundamental ajustar as contas agora se tivermos avançado nos gastos. Para aqueles que acumularam dívidas, é essencial conversar com o banco em que possui conta-corrente para avaliar a viabilidade de mudar o perfil de juros e correção. No caso de dívidas no cartão de crédito, por exemplo, existem várias outras formas de pagar menos juros, desde que a iniciativa do devedor ocorra antes da inadimplência. Às vezes, é necessário se desfazer de algum bem para zerar ou reduzir as dívidas. Apesar de desagradável, isso pode ser melhor do que chegar à falência familiar. Na Lei do Superendividamento existem vários mecanismos para apoiar aqueles que possuem dívidas impagáveis, como a repactuação de dívidas na Justiça. O devedor pode solicitar uma audiência de conciliação com os credores, apresentar um plano de pagamento que pode durar até cinco anos e, dessa forma, renegociar a dívida. Porém, atualmente, o projeto de lei não permite que as dívidas de consumo sejam incluídas nessa conciliação. Há também um projeto de lei na Câmara dos Deputados que redefine o conceito de superendividamento para incluir todas as dívidas em geral, que pode facilitar a vida dos endividados. Mas, independentemente dessa mudança, a melhor situação é sempre o equilíbrio orçamentário familiar, por mais difícil que seja alcançá-lo. Para ajudar nesse processo, é importante separar as despesas por categorias e estipular um valor para cada uma delas. Dessa forma, é possível visualizar para onde está indo o dinheiro e controlar melhor os gastos. Ter um bom planejamento financeiro traz tranquilidade e evita surpresas desagradáveis no decorrer do ano. Imagem de uma planilha de orçamento familiar

Como criar um bom planejamento financeiro

O primeiro passo para criar um bom planejamento financeiro é levantar todas as despesas e separá-las em categorias. É importante calcular a média dos gastos de meses anteriores para poder fazer uma previsão realista e, assim, controlar melhor o orçamento.

Imagem de uma moeda em cima de um cofrinho

Vale a pena fazer economias no dia a dia?

No dia a dia, pequenas economias podem fazer uma grande diferença no final do mês. Cortar gastos desnecessários, evitar compras impulsivas, adotar medidas para economizar energia elétrica ou água e utilizar transporte público, bicicleta ou caminhar ao invés de usar o carro são algumas opções que podem ajudar a economizar dinheiro.

Imagem de um cofrinho com notas de dinheiro e uma mão pegando algumas notar de cima dele

Como se livrar das dívidas?

Para se livrar das dívidas, é fundamental avaliar a real situação financeira e criar um plano para quitá-las. É possível renegociar as dívidas diretamente com credores, buscar ajuda em agências especializadas de proteção ao crédito ou, em último caso, recorrer ao processo de superendividamento. Outra opção é vender algum bem ou cortar gastos para evitar acumular mais dividas.

Ao finalizar um planejamento financeiro, é importante acompanhar os gastos ao longo do mês e ajustá-los conforme for necessário. Também é recomendável poupar uma parte do salário para criação de uma reserva de emergência e estar preparado para lidar com gastos inesperados.

Após colocar essas dicas em prática, é possível ter uma vida financeira mais saudável e tranquila. Comentem abaixo quais tips vocês já aplicam no dia a dia para manter as contas em dia!

Não se esqueça de seguir nossas redes sociais e deixar seu like para receber mais conteúdo! Obrigado por nos acompanhar!


Por /Cláudio Considera


广告位火热招租中