MCMV deve garantir resultados positivos para as construtoras até, pelo menos, 2025 Garantia de resu

广告位火热招租中

As transformações introduzidas no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) desde o ano passado abriram oportunidades para as construtoras expandirem suas vendas de imóveis com valores mais elevados. Essa mudança resultou em um crescimento significativo da receita, margem e lucro em 2023, com projeções dos analistas indicando uma tendência de crescimento contínuo ao longo de 2024 e 2025.

Impacto das Novas Regras

A receita líquida das cinco construtoras do setor listadas na Bolsa (Cury, Direcional, MRV, Plano & Plano e Tenda) atingiu R$ 4,7 bilhões no último trimestre de 2023, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2022. O lucro líquido das cinco empresas totalizou R$ 313 milhões no quarto trimestre de 2023, contrastando com o saldo quase zerado do ano anterior.

Benefícios do Programa

Desde meados de 2023, as alterações no MCMV incluíram o aumento do subsídio para famílias adquirirem imóveis, a redução dos juros para financiamento de famílias de menor renda e o aumento do teto de preços dos imóveis, permitindo a inclusão de mais moradias no programa. Essas mudanças foram fundamentais para impulsionar os resultados das construtoras participantes.

Projeções Futuras

Com as expectativas positivas para o setor, as construtoras devem continuar a colher os frutos das vendas realizadas a preços mais altos ao longo de 2024 e 2025. A implementação gradual dessas vendas no balanço demonstra a influência positiva das mudanças promovidas pelo MCMV nas finanças das empresas, levando a resultados financeiros favoráveis nos próximos trimestres.

Construção
Mudanças no MCMV ajudam construtoras a melhorarem resultados

Tendências em Foco

Recentemente, houve a redução da alíquota do Regime Especial de Tributação (RET) para projetos residenciais do grupo 1 do MCMV, visando estimular mais lançamentos e aumentar as margens de lucro das empresas. Além disso, a implementação do “FGTS Futuro” possibilitará que os compradores complementem as parcelas do financiamento com depósitos do FGTS, ampliando seu poder de compra.

A evolução das vendas, lançamentos e preços de imóveis destaca a boa fase do MCMV e seu impacto positivo no setor. O crescimento das vendas não comprometeu a velocidade das transações, principalmente devido às novas medidas adotadas pelo programa, que possibilitaram um maior poder aquisitivo da população.

Negócios
Lançamentos, vendas e preços avançam no setor imobiliário

Pontos de Atenção

Com o aumento expressivo nas vendas de residências pelo MCMV, surge o risco de escassez de recursos do FGTS para sustentar os financiamentos no segundo semestre. Essa situação demandará possíveis ajustes por parte do governo e das construtoras, a fim de garantir a continuidade e o sucesso do programa no setor.

O setor da construção, por sua vez, pressiona o governo para reduzir os subsídios e oferta de crédito para a aquisição de imóveis usados, visando direcionar os recursos para a compra de unidades novas, uma medida que poderia fortalecer ainda mais o segmento econômico.

Por fim, a perspectiva de crescimento contínuo e os desafios a serem enfrentados sinalizam um cenário dinâmico e promissor para as construtoras participantes do programa Minha Casa Minha Vida.

Convidamos você a compartilhar suas opiniões, dúvidas ou experiências relacionadas ao tema discutido. Agradecemos pela leitura e pelo interesse!


Por /


广告位火热招租中