Área da zona sul de SP tem plano de boulevard e fim do acesso de carros; veja onde é Plano de boule

广告位火热招租中

Um projeto em desenvolvimento em São Paulo prevê a transformação em boulevard de uma quadra da Alameda dos Guaiós, no distrito Saúde, na subprefeitura Vila Mariana. A proposta foi inicialmente sugerida pelo Santuário São Judas Tadeu — que atrai milhares de visitantes diariamente ao entorno — e está em desenvolvimento em conjunto com a Prefeitura. A previsão é que a implantação se estenda por cerca de oito meses.

Como será a nova minipraça na Alameda dos Guaiós?

A “minipraça” em discussão seria implantada na quadra entre a Avenida Itacira e a Avenida Piassanguaba, transversais da Avenida Jabaquara, onde está a entrada principal do santuário. Segundo informações enviadas pela paróquia à Prefeitura, cerca de 1,89 milhão de pessoas vão ao templo religioso anualmente, com uma média mensal de 157 mil visitantes.

O que está previsto na proposta de implantação do calçadão de lazer?

A proposta prevê a implantação de um calçadão de lazer, com a instalação de bancos e mais itens de mobiliário, melhorias na iluminação, ampliação dos espaços verdes e outras intervenções. Dessa forma, a circulação passaria a ser exclusiva de pedestres, com a autorização apenas de veículos em serviço público essencial (como ronda de polícia, por exemplo). O trecho também deixaria de ter zona azul, cujas vagas prioritárias seria remanejadas para as proximidades.

Qual o impacto esperado com a implementação do projeto?

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento tem destacado que os custos de implantação e manutenção serão exclusivos de responsabilidade do setor privado. Ao todo, o boulevard teria 1,3 mil m², ao longo de 105 metros de extensão, ligando a quadra entre o santuário e o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, entidade da paróquia que atende a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

boulevard
calçadão

A proposta foi apresentada com o objetivo de aumentar a segurança, acessibilidade e bem-estar dos frequentadores do santuário e dos equipamentos sociais do entorno, o que inclui idosos e crianças. A minuta do edital destaca, ainda, o potencial de aumentar o número de visitantes da vizinhança.

Na consulta pública, frequentadores apontaram a sensação de insegurança para circular naquele trecho à noite e a manutenção insuficiente das calçadas. Também citaram alguns pontos positivos, como as relações de convívio já estabelecidas e a arborização.

Com a mudança, a quadra passaria a ter uma nova pavimentação, com acessibilidade universal. O projeto também prevê intervenções para a parte de microdrenagem, com jardins de chuva (canteiros desenvolvidos para absorver mais água). Além disso, um trecho na esquina com a Avenida Piassanguaba será voltado para a manobra de veículos e o embarque e desembarque de passageiros.

Qual será o papel da organização social na implementação do projeto?

A proposta é que o projeto seja implantado por uma organização social, por meio de um termo de cooperação e sem fins lucrativos. A entidade selecionada deverá desenvolver o projeto executivo a ser implantado. O reitor da paróquia, Padre Daniel Aparecido de Campos, justificou a necessidade da mudança no entorno, pelo bem-estar dos frequentadores.

Na audiência pública, em dezembro, representantes da Prefeitura destacaram que São Paulo devia uma resposta de requalificação urbana para esse local, transformando-o em um espaço de permanência, não mais de passagem. “É o maior santuário, um lugar de importância para a cidade”, destacou o secretário municipal adjunto de Urbanismo e Licenciamento, José Armênio de Brito Cruz, na ocasião.

proposta
revitalização

Com a proposta em fase final de consulta pública, é importante observar os impactos positivos que a revitalização do espaço pode trazer para a comunidade local. A transformação da Alameda dos Guaiós em um boulevard promissor ressalta o compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos da região.

Deixe seu comentário abaixo sobre o projeto e como você acredita que ele pode beneficiar a comunidade local. Acompanhe as próximas etapas do processo e fique por dentro das novidades. Agradecemos por dedicar seu tempo à leitura e discussão deste importante tema em nossa cidade.


Por /


广告位火热招租中